O AMOR É VERMELHO
Data de publicação: Fevereiro 2016 

Título Original: Love Is Red

Tradução: Liliana Lavado 

Preço com IVA: 17,50€ 

Páginas: 360 

ISBN: 9789897542152

Sinopse

Katherine Emerson nasceu para cumprir uma profecia secular, mas ela ainda não o sabe. No entanto, há um homem que o sabe: um assassino que persegue as mulheres da cidade de Nova Iorque, um monstro que os media apelidaram de Homem Foice devido à arma que utiliza para transformar os corpos das suas vítimas em telas para a sua arte perversa. Ele rouba mais do que a vida das suas vítimas, e cada morte aproxima-o mais da mulher que tem de possuir custe o que custar.

Sobre a autora

Sophie Jaff nasceu na África do Sul. É aluna do Graduate Musical eatre Writing Program na Tisch School of the Arts, da Universidade de Nova Iorque e membro da Dramatist Guild. Sophie foi escritora e letrista do musical infantil A Shelter in Our Car, escrito em colaboração com Robert L. Wilson, o qual o New York Times descreveu como «comovente, escrito com sensibilidade e um espetáculo futuante.» Tem ainda um livro infantil, e Adventures of Lula the Discontented Cow, que foi publicado em 2005 pela Human & Rousseau.

Imprensa

«A força deste livro absurdamente fantástico é a dúvida constante que ele cria no cérebro do leitor.» The New York Times

«Um livro dinâmico, um thriller escrito de forma brilhante. Altamente viciante.» San Francisco Book Review

«O Amor é Vermelho é tão cativante que o leitor vai dar por si a levá-lo para todo o lado até chegar à última página… e irá querer relê-lo assim que o terminar.» Elizabeth Haynes, autora bestseller do The New York Times

Opinião 

Este livro chegou-me às mãos da parceria com a editora Marcador. Escolhi lê-lo pelo óbvio, fui acompanhando algumas criticas negativas que lhe haviam feito e quis comprovar eu mesma que o livro deixava a desejar. 

Na verdade: não deixou!

A capa é apelativa, a capa diz-nos mesmo - pega-me, lê-me, leva-me contigo para todo o lado, desfruta-me, abraça-me, cheira-me - sim, é a mensagem que a capa nos transmite e eu acatei-a com muito carinho.

A sipnose é deveras cativante e à priori, percebe-se que a história irá focar-se numa história de amor, roçando géneros como o erótico, policial, thriller, fantástico e sobrenatural.

O livro tem um inicio promissor, a violação e o assassinato da mulher logo nas primeiras páginas, cativa o leitor. 

A narrativa é alternada entre o ponto de vista da protagonista Katherine Emerson e o serial killer, conhecido como Homem Foice, o tom da narrativa é bastante diferente e denota-se a personalidade desequilibrada e maníaca do assassino, devido as expressões que ele usa para descrever o meio envolvente e a acção.

A Katherine é uma mulher adulta, no entanto, vê-se envolvida num triângulo amoroso com David e Sael. As personagens secundárias também foram de certa forma cruciais, particularmente o pequeno Lucas e a sua mãe, Andrea, com quem a protagonista divide a sua casa. 

Gosto particularmente da escrita da autora. Embora, esta recorra a um exagerado número de expressões e repetições, a forma como estas são utilizadas é peculiar e apelativa, envolve-nos mais e mais na história e faz-nos desejar levar o livro connosco para todo o lado.

No fundo, Sophie Jaff criou um estilo e acredito que foi bem conseguido, o resultado é este O Amor É Vermelho que me fez suspirar durante toda a leitura. 

O uso elevado de repetições e as descrições minuciosas das cores, dos cheiros e dos lugares, fazem com que nos percamos da realidade e sejamos induzidos para as vidas das personagens. 

O desfecho de toda a trama roça o fantástico/sobrenatural acabando por ser inesperado para o próprio leitor, mas como o próprio resumo indica "Katherine nasceu para cumprir uma profecia secular". 

O Amor É Vermelho é o primeiro livro de uma trilogia, que lá fora ainda não foi publicada, e embora a história tenha tido aquilo a que chamámos, um desfecho lógico, sinto-me ansiosa para poder desfrutar dos seguintes e descobrir o que é a Sophie nos reserva.