Hoje queremos recordar uma obra marcante e incentivar-vos à sua leitura. Ao Alcance de Um Click é a terceira obra da autora portuguesa, T. M. Grace, cujos romances têm conquistado um considerável número de leitores. A autora já publicou “Atrevo-me a amar-te” e “Jangada de Cartão”.
Nesta sua nova obra, T. M. Grace fala-nos do mundo virtual, dos seus perigos e consequências, da exposição nas redes sociais que, muitas vezes, não medimos, e do que isso acarreta para a vida diária dos internautas, através de um relato marcado por uma linguagem direta e sem grandes floreados.
A linguagem da autora proporciona-nos uma leitura agradável e descontraída, as suas personagens, talvez por serem inspiradas em pessoas reais, soam-nos muito próximas, e é fácil criarmos empatia por elas.
A narrativa começa com um almoço entre amigas: Teresa, Romi, Maria, Isabel e Oriana, todas elas diferentes, com personalidades vincadas e com os sentimentos à flor da pele… todas elas unidas por uma amizade.
A personagem de maior destaque é Teresa, viúva há quatro anos de Santiago, Teresa é uma mulher forte e intensa, que não se coíbe de questionar a vida e os propósitos desta. Decidida a enfrentar uma nova fase na sua vida, Teresa deixa Portugal e viaja para Paris e, para manter o contacto com as suas gentes, embarca na aventura de criar um blog “Accidentally In Love”. É em Paris que Teresa conhece Christophe, por quem se vai apaixonando, no entanto, esta relação será assombrada pela lembrança do seu primeiro marido.
E é num dia como outro qualquer, por entre uma pesquisa na sua rede social, que um desconhecido a interpela, James Johnson. Assediada sexualmente e virtualmente por este desconhecido, que também a pede em namoro, Teresa não consegue acreditar que se encontra numa situação destas. Este é o gancho para outras tantas situações com as quais a Teresa irá privar, sobretudo, enquanto psiquiatra.
No prólogo, a autora optou por fazer uma analogia entre os termos comummente utilizados como referência ao mundo virtual – cookies, Worm, trojan horse, web, entre outros – e os casos da vida real que inspiraram esta história.
“Ao Alcance de Um Click” mostra-nos as consequências e os perigos em que incorremos por estarmos, de facto, ao alcance de um clique, por disseminarmos a nossa vida na internet, por nos expormos, diversas vezes, de forma até irracional. Este livro passa uma mensagem ao leitor sobre a importância de ser prudente, de se precaver.
É uma leitura que deve ser feita com calma, uma obra cujas páginas devem ser saboreadas, porque ensina, acautela… porque é mais real do que julgamos.
Devemos, portanto, congratular a autora por esta aposta, por confiar a sua história ao leitor, por partilhar connosco as suas palavras. A sua obra traduz-se numa leitura prazerosa, consciente e exemplar, que todos deveriam ler.
0 Comentários