
Existir Depois de Ti (COMPRAR) é um bestseller internacional da autora, Carolina Setterwall, que este mês chegou às livrarias portuguesas sob a chancela da Editorial Presença.
O título logo me cativou e a sinopse era instigadora, estas foram algumas das razões que me levaram a querer lê-lo.
Através de uma narrativa intensa e, sobretudo, emocionante, a autora faz-nos o seu relato do período que sucedeu o falecimento do seu companheiro e da época em que o conhecera.
Sendo que a história é intercalada entre os relatos de 2009 e 2014, ano em que Aksel teria um desfecho trágico, falecendo durante o sono, e 2015 e 2016, altura em que Carolina descobre um novo amor e precisa lidar com a realidade de estar ou não preparada para esse sentimento.
A relação de Aksel e Carolina não era fácil, mas também não era complicada, era uma relação "morna", marcada pelo temperamento apressado e entusiasta de Carolina e pelo temperamento reservado e fechado de Aksel, estas realidades culminariam numa relação de altos e baixos, com Aksel sempre um passo atrás de Carolina, cheio de trabalho e sem grandes motivações, e com Carolina sempre a querer mais da vida, da relação e do companheiro.
O mais doloroso nesta leitura é sabermos que este relato não é apenas ficção, mas a história da própria autora. Duro. Cru. Sentido. Estes são os adjetivos que melhor descrevem esta obra.
A linguagem da autora é descontraída, despojada de filtros, direta e emocionante. A narrativa acompanha a Carolina a lidar com a perda e a dor após a morte do companheiro. Com um relato honesto, despido de preconceitos ou disfarces.
Quem já lidou com sentimentos tão complexos irá identificar-se com esta história, e quem nunca lidou com eles, irá certamente emocionar-se.
Eu não consegui evitar uma ou outra lágrima durante a leitura, que se revelou intensa, mas fluída e gratificante. Um livro que só posso recomendar!
0 Comentários