![]() |
COMPRAR |
15 (ou quem concebeu o mundo não lia romances) é o primeiro livro do autor português, André Éme, publicado recentemente sob a chancela da Chiado Books.
Este não é um livro muito longo. A narrativa está bem estruturada o que confere dinamismo e fluidez à leitura, tornando-a agradável.
Neste livro acompanhamos Quinze, o Joaquim José, que sempre foi conhecido por Quinze. Este homem não foi extraordinário, mas no seu funeral, quinze mulheres se reuniram para o chorar, o que torna ainda mais caricata a sua existência (e a sua morte).
Dessas quinze mulheres, algumas tinham sido antigas namoradas do narrador, e esta realidade leva o próprio a debater-se consigo mesmo, refletindo sobre as suas relações amorosas e perguntando-se se o Quinze poderia ter sido também o amor das mulheres com quem se envolvera.
É nesta emboscada emocional que o narrador se vai apresentando, com o auxilio de cartas trocadas entre as antigas namoradas, é também assim que vamos (des)construindo Quinze e o próprio narrador, conhecendo as suas emoções, as suas dúvidas e os seus sentimentos.
Gostei bastante do romance de André Éme. Gostei sobretudo da sua linguagem direta e acessível, pejada de ironia. A sua escrita realmente me conquistou! Recomendo.
0 Comentários