O Grande Golpe (COMPRAR AQUI) é um thriller jurídico da autoria do aclamado autor, John Grisham, publicado pela Bertrand Editora.

Foi uma das leituras deste verão e, além de surpreendente, ficou entre os meus livros preferidos. Já partilhei por aqui anteriormente que o thriller é o meu género literário de eleição, contudo, foi a minha estreia com o John Grisham e com este sub-género, jurídico.

A apenas um semestre de se graduarem na Foggy Bottom Law School, uma universidade de Direito, Mark, Zola e Todd, descobrem que a escola se trata na verdade de uma fraude, que os levou a acumular dividas devido aos empréstimos contraídos para se formarem.

Temos, portanto, três jovens simples e comuns, cujas vidas são viradas do avesso por um infortuito que poderá colocá-los, inclusive, na cadeia. 

Estes amigos acabam inevitavelmente por se envolverem em esquemas ilegais de modo a conseguirem um trabalho que lhes dê subsistência e lhes permita finalizar o curso e isso leva-os a tomarem uma decisão definitiva, abandonar o meio escolar.

A narrativa foca-se em pontos bastante interessantes, como o suicido, fraudes coletivas, identidades falsas e questões de imigração, que é o caso dos pais de Zola, que vivem ilegais nos Estados Unidos, e esta fusão de temas torna a leitura dinâmica e viciante.

O enredo é marcado por personagens irreverentes, próximas do leitor, ação, suspense e emoção, tudo bem doseado, que culmina nesta incrível narrativa que nos agarra da primeira à última página.

A linguagem simples e concisa e os capítulos curtos e diretos fazem com que a leitura flua com naturalidade e até com alguma rapidez, permitindo ao leitor viver este livro ao máximo.

Um livro que me surpreendeu, do qual gostei muito e que recomendo aos demais leitores, independente de gostarem ou não do género, acredito que a leitura desta obra será certamente uma boa aposta para finalizar este verão.

Uma leitura: