A Cruz Vazia (COMPRAR AQUI) é um romance de Maria Teresa Maia Gonzalez, que tem como protagonista Maria Inês, uma mulher que herda uma cruz de madeira sem Cristo, sendo daí que parte o mote para a cruz vazia, de Dona Ana Gusmão, uma senhora de idade que em tempos fora grande amiga da sua avó.

Nesta narrativa acompanhamos Maria Inês e a sua rotina, descobrimos mais sobre o seu trabalho, conhecemos a sua família, os seus desgostos, medos e amores. Maria Inês não acredita em Deus e essa é razão que leva o autor a questionar qual será o poder que a cruz terá sobre a protagonista.

Na sua demanda em busca de si própria e da paz, Inês agarra-se àquela cruz e a maior mensagem da obra é mesmo essa: que todos, sem exceção, temos a nossa cruz e precisamos de aprender a carregá-la.

As personagens deste romance são muito próximas da realidade e por isso é fácil para o leitor rever-se nelas e criar empatia com elas. 

A linguagem da autora prima pela simplicidade, o que já é recorrente nas suas outras obras, embora seja a primeira vez que leia algo da autora num registo diferente do habitual.

Simples e comovente, assim defino esta história. Por ser tão simples, chega ao coração do leitor e funciona como uma espécie de espelho, nela nos revemos, tantas e tantas vezes. Uma leitura agradável e bela!

Uma leitura:

ARCÁDIA