A Filha Esquecida (COMPRAR AQUI) do mesmo autor de A Rapariga Alemã, Armando Lucas Correa é um romance histórico baseado em factos verídicos publicado este verão pela Topseller.

Um romance que retrata o terror nazi vivido durante a Segunda Guerra Mundial, um romance que nos fala da perda e da sensação de impotência do ser humano perante as atrocidades cometidas sob o domínio nazi, mas também do amor e daquilo que somos capazes de fazer pelos que amámos. 

Nesta narrativa acompanhamos a família de Amanda durante a guerra e as trágicas consequências da guerra no seu lar.

Para salvar as filhas, Amanda vê-se obrigada a embarcar as duas meninas, Viera e Lina, num navio com destino a Cuba, onde um familiar as espera e poderá proteger. Esta decisão foi meticulosamente pensada pelo seu marido, contudo, Amanda não se sente preparada para a tomar, e no momento do embarque decide enviar apenas a filha mais velha, Viera, por acreditar que esta poderá ter mais oportunidades do que Lina, de apenas quatro anos.

No entanto, ao ficar com Lina, Amanda sujeita-a a uma vida de fuga e esquecimento. Mãe e filha acabam num campo de trabalhos forçados e para proteger a filha mais nova, esta mulher faz o impensável: envolve-se com o inimigo e arranja um plano de fuga para Lina. 

Lina vê-se de novo em segurança, mas tem de esquecer a sua identidade, assumindo então o nome de Elise Duval e ficando aos cuidados da família Duval, em França.

Este é um retrato fiel do horror que milhões de pessoas sofreram, mas é também um retrato de esperança que nos prova que sempre somos capazes de nos superarmos e de protegermos os que tanto amamos.

Setenta anos depois, em 2015, Elise Duval recupera uma série de cartas de Cuba, cartas que a mãe escrevera à irmã mais velha. É nestas cartas que a infância de Elise passa-lhe diante dos olhos e assola novamente a sua memória, recordando-a do seu verdadeiro nome.

Uma narrativa emocionalmente forte, com um relato pungente de emoção, uma escrita delicada e poética. Capítulos curtos que tornam a leitura fluída. Uma história bela e dolorosa sobre o amor de uma mãe.

Uma leitura: