Paula é o romance de Paula Jorge, no qual acompanhamos a protagonista Paula, nas várias fases da sua vida. As curiosidades da infância, as rebeldias próprias da adolescência, a insegurança, o desejo pelo futuro, a vida adulta a assomar imperiosa, as dificuldades que a vida nos impõe… Todos estes temas são abordados neste pequeno romance – pequeno em tamanho, mas grande em conteúdo, grande na mensagem que nos transmite. 

A autora tem uma escrita simples e delicada, tornando a leitura fluída. Os capítulos são curtos, e este é um ponto que ressalto, pois gosto particularmente dos capítulos mais curtos. Prefiro-os curtos e concisos, de leitura rápida, mas de mensagens fortes, e foi isso que encontrei na obra da Paula Jorge, a quem aproveito para parabenizar.

É uma história leve, contudo, carregada de emoção, que educa e comove, que nos inquieta, que nos faz pensar… 

O penúltimo capítulo deste romance intitula-se “Conversas com Deus”, e não lhe fiquei indiferente. É um tema que me arrepia, que me seduz, porque também eu sou crente e tenho pontualmente as minhas conversas com Ele. É uma conversa calma, serena, livre de preconceitos ou tabus, uma conversa entre amigos, que mostra claramente as dúvidas que com frequência nos acometem e nos ensina. 

Este livro é uma lição de vida. Um livro que vale a pena, que precisa ser lido.