COMPRAR AQUI

Um De Nós Mente é a nova aposta da Gailivro, chancela da Leya, um thriller YA da autoria de Karen M. McManus.

Neste thriller sensação dos EUA, acompanhamos a vida de quatro jovens, que muda drasticamente após tornarem-se suspeitos na morte misteriosa de Simon Kelleher, este último, criador da aplicação Má Língua, conhecido por revelar segredos dos alunos de Bayview High.

A história é contada pelo ponto de vista de Brownyn, a rapariga inteligente que tem como objetivo chegar a Yale, Nate, o criminoso em condicional por tráfico de droga, Cooper o jogador de basebol mais cobiçado da escola e Addy, a princesa loira, namorada perfeita – e submissa – de Jake.

Estes jovens são colocados de castigo na mesma sala que Simon, que morre após ingerir manteiga de amendoim ao qual é alérgico. Todos têm segredos que Simon estaria prestes a revelar na sua aplicação, a questão é: qual deles matou Simon Kelleher?

Numa narrativa envolvente, Karen dá-nos a conhecer as personagens, ao mesmo tempo, que vai desvendando segredos e motivos que os tornam cada vez mais suspeitos, com algum romance e situações improváveis, vamos ganhando mais e mais empatia com cada um dos protagonistas, e a dado momento, questionamos até que ponto as atitudes imprudentes e maldosas de Simon os poderiam ter levado a cometer um crime?

Com uma escrita bastante acessível, direta e escorreita, que nos mantém agarrados até à última página e sempre ansiosos pela “cartada” seguinte que poderá mudar todo o rumo da história, este é um thriller que supera todas as expetativas. Percebe-se a razão do seu sucesso, estamos perante um bom livro, muito ao estilo de séries como Pretty Little Liars, Gossip Girl e Riverdale.

A reviravolta final que revela o verdadeiro assassino de Simon é a reviravolta perfeita; imprevisível e surpreendente. Um género literário que aprecio bastante e que recomendo a todos os seguidores do blogue.

Letícia Brito