Na antiga plataforma do O Blogue existia a rubrica «Em Análise», onde apresentei resenhas de algumas obras, nomeadamente o romance de estreia da autora Ana Ribeiro, a Ana prepara-se agora para publicar Ao teu lado sob a chancela de Pastel de Nata Edições, uma história onde impera o amor e a amizade que vai «roubar» ao seu romance anterior duas personagens secundárias e as transforma em protagonistas, portanto, quem leu Um Amor Inexplicável, vai apaixonar-se igualmente por este novo livro.

Com a mudança do blogue para outra plataforma, alguns documentos foram perdidos, mas como a autora está quase a publicar novamente e como gosto muito do que escreve, decidi partilhar convosco a resenha do seu primeiro romance, depois de, finalmente, recuperar a mesma publicada no wordpress, 

Sobre a obra, posso dizer-vos que aborda uma temática forte e preocupante: a leucemia – sobretudo, pelo facto desta doença ser vivida pelo João Pedro, um personagem cuja vida está a florir, este jovem tem imensos sonhos e amigos, mas tudo vai desmoronando ao seu redor após o diagnóstico, às vezes - muitas vezes, até - desistir parece uma solução, mas então ele conhece a Laura, uma menina otimista e de sentimentos nobres, que além de ser uma inspiração para todos nós, encara a vida com coragem e mostra-nos que é possível lutarmos pelos nossos sonhos. 

O romance entre eles tem os seus percalços e os seus empecilhos, nomeadamente, a doença que afecta o João Pedro, mas este livro diz-nos logo, até pelo título escolhido - que caiu super bem, por sinal - «O amor impera, sempre».

Deste livro, as personagens Ana; a médica, e Miguel; o seu namorado fotógrafo, que ama aventuras, embora com um papel relevante na recuperação do João Pedro, são personagens secundárias e após muitos anos de trabalho por parte da autora, ganham o papel principal em Ao Teu Lado.

Um Amor Inexplicável é um romance de fácil leitura e aliciante, bem construído, com os locais e os personagens pormenorizadamente detalhados, transporta-nos novamente à nossa adolescência, as conversas das personagens, os lugares onde a história se desenrola, tudo isto, nos lembra tempos que já vivemos, lugares que conhecemos bem e traz-nos o poder do amor, alerta-nos para uma triste realidade, que infelizmente tentamos evitar. 

É um livro que recomendo.

Só posso, portanto, aplaudir a autora. Esta foi uma obra muito bem conseguida, e à mesma, os meus votos de muito sucesso!
_________________________________________________________________________________

Dou ainda destaque a duas, das muitas frases que me tocaram:

Dizia constantemente que as pessoas só cá estavam de passagem e que a vida era demasiado curta para ser vivida apenas aos fins de semana.”

O amor é um sentimento muito mais profundo que o amor físico. Se te amo não posso amar apenas o teu corpo, tenho que te amar por inteiro. O que és por fora e por dentro. Mais importante que o que vivemos exteriormente é aquilo que sentimos e ouvimos interiormente, enquanto pessoas somos muito mais que um simples corpo. Somos vida, alma, feitos de sentimentos e emoções.”
_________________________________________________________________________________

Sinopse

Laura e João Pedro frequentam o mesmo colégio na cidade do Porto, quando os sonhos deste jovem surfista e músico são interrompidos por uma grave leucemia. João Pedro descobre então em Laura uma amiga dedicada, por quem rapidamente se apaixona. Juntos, os dois vão travar uma dura batalha pela reconquista da vida, num caminho duro e cheio de reveses. Mas será Laura capaz de amar verdadeiramente João Pedro, cada vez mais debilitado pelo seu instável quadro clínico? E conseguirá ele voltar ao mundo do surf e lançar-se numa carreira musical?
Apenas uma grande prova de amor poderá confirmar que, afinal, o sentimento que os une é bem maior do que a própria vida.