Gambito de Dama é um livro da autoria de Walter Tevis, publicado em Portugal pela Suma de Letras.

A verdade é que não vi a série antes de ler o livro. Se com filmes geralmente vejo o filme e depois leio o livro, com séries é raro fazê-lo e com esta não foi diferente. Devo, porém, confessar que tanto a série como o livro me surpreenderam positivamente e consegui perceber o hype em torno de Gambito de Dama.

Esta narrativa acompanha Beth Harmon, que aos oito anos ficou órfã. Ao ser enviada para um orfanato tem o primeiro contacto com o xadrez e os seus sentidos fucam apurados, o xadrez dá-lhe o conforto e a sensação de controlo que há muito faltava na sua vida.

COMPRAR

Assim, assistimos à evolução da personagem até ao momento em que vence um torneiro de xadrez, e continua a somar vitórias, revelando-se, inclusive, campeã dos Estados Unidos. Apesar de todas as conquistas e de ser realmente habilidosa, a verdade é que a sua personalidade, com tendência a isolar-se, assoma, o que a leva a atitudes desesperadas.

A evolução desta protagonista é incrível, aliás, a própria escrita do autor, marcada por ritmo e dinamismo, proporcionam uma leitura extremamente agradável e intensa, marcada por emoções.

A escrita leve e direta leva-nos nesta viagem maravilhosa pela vida de Beth Harmon, uma jovem com a qual criamos logo empatia e à qual não conseguimos ficar indiferentes. Este livro é uma pérola dentro do género e deveria ser de leitura obrigatória.