A Assassina da Roda é um livro da autora portuguesa, Rute Carvalho Serra, publicado pela Guerra e Paz.
Esta obra estava na wishlist há muito tempo, pois casos criminais são uma leitura da qual gosto particularmente. Este, contudo, é inspirado na história real da última mulher executada em Portugal, Luiza de Jesus.
A ação decorre em 1772, quando Luiza é acusada de ter assassinado 33 crianças, expostas na roda da Misericórdia de Coimbra, mas o caso, além da repercurssão que teve à época, teria contornos mais tenebrosos do que o que se poderia imaginar. Afinal, o que levaria uma mulher a perpetuar tamanho crime perante crianças tão pequeninas e indefesas?
A minha ovação aqui vai para a mestria com que a autora contou esta história, com uma linguagem de época que nos transporta em tempo e alma para esta história, que nos choca ainda mais por sabermos que é inspirada em factos históricos.
Através de uma narrativa misteriosa e profunda, envolta em emoção e intensidade, somos levados a questionar as ações da protagonista e a questionarmo-nos, porque afinal, seremos nós capazes de compreender tais atos? Como julgamos esta mulher? O que pensamos sobre ela?
O fundo de verdade deste livro, recheado de notas de rodapé e inclusive da sentença de Luiza de Jesus, faz com que a obra seja ainda mais impactante em quem a lê, tornando-a, sem dúvida, uma referência para todos os leitores que procuram um bom livro inspirado em acontecimentos reais do nosso Portugal.
0 Comentários