«Mãe, tenho medo!», é o segundo livro da autora portuguesa, Alexandra Beatriz, dedicado ao público infantil, dos sete aos dez anos. É o seu título mais novinho, publicado em dezembro de 2020.

Com uma narrativa curta e simples, proporciona ao leitor uma leitura acessível, agradável e divertida, é uma boa opção para as crianças, pois é possível a leitura autónoma, mas também é perfeita para os adultos lerem aos seus filhotes.

Nesta história conhecemos Afonso, um menino que tem medo. Sempre que a mãe o deixa só no seu quarto, na hora de dormir, pequenos barulhos despertam-no e causam-lhe medos, que são apenas solucionados na presença da mãe.

Esta história é ideal para mostrar aos mais novos que os seus temores, na maioria das vezes, são normais e não devem ser julgados. Às vezes é só o barulho do relógio, ou o vento a soprar, mas nada que justifique o medo real.

Com um final inesperado e divertido, este pequeno livro apresenta uma história para aprender e refletir, e claro, para espantar o medo também.