O Carteiro de Auschwitz (COMPRAR) é uma publicação da editora Alma dos Livros, da autoria de Joe Rosenblum com David Kohn. A Alma dos Livros tem surpreendido os leitores portugueses com as suas excelentes apostas literárias e este é mais um dos títulos marcantes editados em Portugal.

Como já referi por cá anteriormente, a Segunda Guerra Mundial é um tema que adoro ler, descobrir e do qual nunca me canso. As histórias são dolorosas, emotivas e retratos fiéis de uma das fases mais terríveis na história da humanidade, ainda assim, as histórias trazem-nos esperança, fé e vontade de lutar por um mundo melhor.

Nesta narrativa acompanhamos Joe que vive na Polónia com a família, no decorrer de 1939, no entanto os anos seguintes são uma verdadeira tragédia. A sua vida, a sua família, o seu país e tudo mais que o rodeia vão sendo destruídos pela ocupação nazi. 

Joe está perante uma realidade difícil, inexplicável e atemorizadora, entre a doença, a tragédia, o trabalho forçado, a violência e a morte com que se depara diariamente, este pequeno rapaz consegue manter-se perseverante, o que confere alguma leveza a leitura, pela positividade que o autor e protagonista transmite ao leitor. A mensagem e a firme certeza de que em meio ao caos ainda podemos descobrir réstia de esperança, aliás, é importante que a mantenhamos até para o bem da nossa sanidade mental.

A escrita é simples e acessível, direta, sem floreados. Joe conta a sua história de sobrevivência que serve de reflexão e de lição ao leitor. A história de Joe, tal como a de outros tantos sobreviventes, tem de ser contada, por mais que nos custe acreditar e entender que o mundo atravessou uma fase tão negra, não a podemos esquecer, só assim podemos impedir que a história se repita.

Um livro que não conseguimos largar, que nos mostra o lado mais negro do ser humano e o lado mais belo: a força, a coragem e a esperança. Um livro que me marcou e pelo qual congratulo a Alma dos Livros. Sempre a surpreender e a conquistar o leitor.