Layde, seja bem-vinda, mais uma vez, a este espaço. Hoje traz novidades muito satisfatórias, o seu livro “O Medo de Ser Assim” já está à venda, em formato digital. Pode falar-nos um pouco sobre este livro? Como nasceu a ideia para este romance?
Este romance nasceu para acarinhar todas as pessoas que são "assim" especialmente para acarinhar pessoas que eu amo e que são "assim".

É extremamente importante falar destes assuntos e é fantástico que uma autora portuguesa tenha tido a audácia de escrever sobre o amor entre pessoas do mesmo sexo. Porque, afinal, todo o amor é amor, e é digno. Imaginava-se a escrever algo deste género ou sempre teve esta ideia presente?
O amor é como os anjos, não tem sexo. Nunca me imaginei a escrever sobre o tema, mas confesso que me é estranho ainda ouvir comentar, condenar e desprezar as diferenças com que se nasce, porque é só disso que se trata.  

Da ideia ao texto leva sempre algum tempo. Conte-nos como correu o processo de escrita desta obra.
Foi um processo lento, mas muito acarinhado.

São inúmeros os sentimentos que nascem no âmago do escritor. Quais aqueles que mais afloraram em si durante a escrita deste romance?
A incapacidade de não poder mudar a mentalidade das pessoas.

COMPRAR LIVRO

A Layde escolheu abordar a homossexualidade nesta sua nova história. O que a motivou a escrever sobre este tema em particular? 
Converso com pessoas que são "assim" e todas têm histórias maravilhosas para contar.

Apesar da homossexualidade ser o “mote” deste projeto, o romance conta com muito mistério. O que a levou a misturar romance e mistério? 
Atendendo à diversidade de histórias que ouvi contar de pessoas "assim" observei que quase todas envolvem mistério.

As personagens que criou são inteiramente ficcionadas ou inspiradas em pessoas reais?
São inspiradas em pessoas reais.

Na história, o protagonista cresceu na Herdade do Pego. E a Herdade do Pego existe realmente ou é apenas fruto da sua imaginação e criatividade?
A história que mais me impressionou de pessoas "assim", foi a de uma pessoa em particular que cresceu, de facto, numa herdade, como a do Pego. 

Acredita que mudar o pensamento da sociedade é também uma tarefa, ainda que hercúlea, que cabe aos artistas, nomeadamente a um escritor?
Acredito que juntos venceremos.

O que espera que os leitores aprendam com a leitura deste livro?
A respeitar o outro tal como se respeita a si próprio.

Optou por publicar esta obra em eBook, sendo que a mesma está já disponível na LeYa Online. Acha que o futuro dos livros passará também pelo formato digital?
Creio que sim, mas espero que os livros nunca acabem, adoro ler e gosto do toque do livro.

Tem alguma mensagem que gostaria de partilhar com quem a lê e com quem quer conhecer esta nova história?
Se todos dermos as mãos, faremos uma história de amor.

Agradecemos a sua disponibilidade, fazendo votos de que “O Medo de Ser Assim” seja um verdadeiro sucesso. Até breve.