A Minha Segunda Vida (COMPRAR) é o segundo livro da autoria de Christiane F. que se tornou um ícone depois da publicação de Os Filhos da Droga, onde relatava a sua experiência no mundo da droga e da prostituição, no qual se iniciou com apenas treze anos. Este segundo livro é uma continuação do primeiro, surgiu muitos anos depois do sucesso de Os Filhos da Droga e é um relato da autora, dos anos subsequentes à fama.
À semelhança do anterior, também este foi publicado em Portugal sob a chancela da Editorial Bizâncio.
Christiane chocou o mundo com o seu relato fiel do mundo da droga e da prostituição nas ruas de Berlim, no século passado, no entanto, nada poderia prever que aquela menina, perdida e sem rumo, alcançaria a fama com a sua história.
Os Filhos da Droga tornou-se uma referência de leitura, integra o nosso Plano Nacional de Leitura, e foi até adaptado para o cinema, mas a vida da autora não foi mais fácil depois do sucesso, pelo contrário.
Christiane tentou recomeçar, voltou a apaixonar-se... mudou de país, conheceu outras pessoas, estabeleceu novas relações, porém, e apesar das tentativas de reabilitação, nunca se conseguiu livrar totalmente da dependência.
Foi presa, mudou-se para a Grécia e teve um filho. Esta realidade fê-la lutar, mas não se revelaria o suficiente, e no seu relato podemos sentir a mágoa e a culpa, podemos sentir a autora, conhecer os seus fantasmas.
Através de uma linguagem direta, sem tabus e livre de preconceitos, Christiane entrega-se ao leitor, expõe a sua vida, as suas dificuldades, os sonhos feridos e as dúvidas. Este é um relato nu e cru sobre uma mulher que se despiu para o mundo, se mostrou tal como é, recordando-nos de que ninguém é perfeito, de que as batalhas não são fáceis e, muitas vezes, temos de aprender a viver com o nosso lado mais obscuro, aceitando que nem sempre se pode vencer.
É um livro que nos faz parar e refletir, uma história à qual não podemos ficar indiferentes, é um livro fantástico, que nos envolve, que mexe connosco e faz-nos encarar a realidade que tantas vezes queremos evitar. Adorei!
Uma leitura:
0 Comentários