O Uivo da Loba (COMPRAR) é um dos romances mais recentes da autora portuguesa, Layde Valério, que tive a oportunidade de conhecer e que me conquistou, quer pela sua amabilidade, quer pela sua escrita e imaginação única e doce.

O Uivo da Loba é um romance intenso sobre as relações e as reviravoltas da vida. 

A narrativa acompanha a vida de Lucas e das três mulheres que tomam de assalto a sua vida e o seu coração: Joaquina, Laura e Betty. 

O leitor é colocado diante do amor deste protagonista único por estas três mulheres; todas elas diferentes, com objetivos distintos, mas com o mesmo sangue a correr-lhes nas veias, realidade que poderá mudar radicalmente toda a percepção de Lucas.

A escrita inteligentemente brilhante de Layde, aliada a personagens bem construídas, reais e cativantes, com as quais o leitor cria uma enorme empatia e afeição, aliada também a uma narrativa delineada, escorreita e delicada, tornam esta obra tão comovente e intensa.

A Layde tem um poder incrível de cativar o leitor, de o fazer virar a página com ânsia de mais, de novas situações, de novos dilemas, de novas emoções.

A sua escrita é, à semelhança da sua personalidade, doce e simples, pejada de sentimentos que se entranham na pessoa que percorre as páginas deste "O Uivo da Loba".

Se outrora Lucas julgava que a sua filha Lara era fruto de uma noite fogosa com Laura, de repente, vê-se perdido ao perceber que Lara é, na verdade, fruto do seu amor com Betty, mulher que sempre amou e que julgava morta, e Joaquina, a ama da sua filha, a quem ama também, é a irmã mais nova de Laura e Betty. 

Poderão estes amores turbulentos sobreviver?

À autora cabe-me dar-lhe os parabéns pela forma como tratou esta história, pela escrita cuidada, pela linguagem acessível, pela narrativa concisa e pela emoção com que abraça o leitor. É sempre prazeroso ler Layde Valério.