Às Margens do Rio das Velhas (Comprar aqui) é um livro da autoria do brasileiro Wagno Rosa, que retrata tempos passados através das suas palavras.

Este livro é um retrato da vida em Raposos, uma pequena cidade situada entre as montanhas e o vale do Rio das Velhas, onde outrora a mineração era o meio de sustento dos seus habitantes.

O autor começa por apresentar o adro da igreja onde os mais pequenos costumavam fazer competições de aviões de papel com as folhas que sobravam dos cadernos escolares, no fim do ano letivo. 

Logo depois, o autor partilha as suas próprias experiências, momentos marcantes da sua infância, através de um relato genuíno e simples em primeira pessoa. Este relato, embora verídico, tem alguns pormenores mais ficcionados que segundo Wagno, serviram para embelezar a narrativa. 

A sua infância vivida numa época difícil, foi ainda assim marcada pela alegria, alegria que todas as crianças deveriam ter a oportunidade de vivenciar durante o seu crescimento. 

Ao longo dos capítulos, Wagno fala das tradições, dos costumes, da forma como era celebrada a Semana Santa, da discoteca, do cinema, de todas as partes integrantes de Raposos, que de certo modo foram uma grande influência para a sua escrita.

Esta narrativa é um relato bonito e simples da sua infância, mas acima de tudo, é um relato que recorda a sua terra natal.