Sofia Martins nasceu em Lisboa, a 27 de janeiro de 1981.
É licenciada em Organização e Gestão de Empresas, pelo ISCTE, e profissionalmente exerce funções na área financeira.
O gosto pela escrita surgiu muito cedo. É mais do que uma paixão. É a sua forma de estar na vida.
Em 2015 publicou o seu primeiro livro dentro do género poético, recentemente voltou a publicar, o livro que hoje vos divulgo, Fragmentos de Ti.


Letícia Brito: Tu encontraste a escrita ou foi a escrita que te encontrou?
Sofia Martins: Posso dizer que foi a escrita que me encontrou. Desde cedo que escrevo. Inicialmente, fazia-lo num pequeno caderno de capa preta, comecei a escrever por prazer por volta dos 13/14 anos.

Letícia Brito: Qual o sentimento que te domina quando escreves?
Sofia Martins: Escrever é uma forma de deixar falar a alma. É também a melhor terapia para a tristeza e a angústia. A escrever sinto-me mais livre.

Letícia Brito: Tens algum ritual de escrita?
Sofia Martins: Não, escrevo sempre, onde e quando sinto vontade, necessidade ou inspiração, seja em casa, na praia, num restaurante ou em algum transporte público.

Letícia Brito: A escrita é para ti, uma necessidade ou um passatempo?
Sofia Martins: A escrita sou eu, é mais do que uma necessidade ou um passatempo.

Letícia Brito: Geres uma página no Facebook, Gritos de Alma, como vives o contacto com o público?
Sofia Martins: É incrível quando recebo mensagens de pessoas que se identificam com o que escrevo, ou sentem que é como se fosse delas o que digo.

Letícia Brito: Já publicaste alguns livros, que têm eles em comum?
Sofia Martins: Todos os meus livros levam parte de mim nas suas páginas. Dou tudo o que sinto em palavras. Só assim faz sentido.

Letícia Brito: O teu último livro «Fragmentos de Ti» foi publicado em julho. Podes falar-nos um pouco da sua temática e do que poderão os leitores encontrar nas suas páginas?
Sofia Martins: Fragmentos de Ti é uma história de amor em prosa poética. Nasceu para dedicar a alguém muito especial que partiu em Março. Era a única homenagem que tinha ao meu alcance. Ficaram, desta forma, imortalizados, a minha grande admiração e o meu grande amor.

Letícia Brito: Como surgem as ideias para compor um livro?
Sofia Martins: O que me inspira é a vida. São as pessoas que “deixam um pouco de si”. É a natureza que me encanta. Os estados de alma.

Letícia Brito: Podes falar-nos um pouco dos teus primeiros livros?
Sofia Martins: O primeiro livro foi uma compilação dos meus textos, desde que comecei a escrever.
Gritos de Alma, o Regresso, nasceu mais maduro e consistente.
Ambos são descrições da vida. Pedaços de tempo no papel.

Letícia Brito: A tua escrita é ficcional ou tem conotação pessoal?
Sofia Martins: A parte pessoal é quase inevitável quando se escreve. Há sempre uma pele que despimos e damos às linhas que escrevemos.

Letícia Brito: Gostas de ler? Consideras importante ler para se escrever bem?
Sofia Martins: Ler é muito importante para escrever bem. Mas gostar de escrever é muito mais do que escrever bem.

Letícia Brito: Como encaras o processo de edição em Portugal?
Sofia Martins: Não é fácil ser autor em Portugal. Digamos que o fazemos por prazer. Não é possível ter objectivos económicos.

Letícia Brito: Achas que os jovens dão a importância à Literatura nos dias atuais?
Sofia Martins: Acho que se lê pouco actualmente. As novas tecnologias e as redes sociais tomam conta do tempo disponível.

Letícia Brito: Além da escrita, que outras paixões nutres, que te completam enquanto pessoa?
Sofia Martins: Adoro desporto, música e praia. São as minhas paixões. E os meus dois filhos!! 

Letícia Brito: Quais os temas que gostas de abordar quando escreves?
Sofia Martins: Escrevo muito sobre emoções, sentimentos, ânsias.

Letícia Brito: Se só pudesses ler apenas um único livro para o resto da tua vida, qual seria o “privilegiado”?
Sofia Martins: A Aparição, de Vergílio Ferreira. Foi um livro que me marcou na minha adolescência.

Letícia Brito: Quais as tuas perspetivas para o teu futuro enquanto autora?
Sofia Martins: Continuarei a escrever. Espero voltar a publicar também. Mas o mais importante é mesmo deixar tudo no “papel”. É isso que me completa.

Letícia Brito: Pensas em publicar novamente depois deste teu último livro?
Sofia Martins: Como disse em cima, sim. Mas este último livro teve um objectivo muito especial e único. Quero, para já, poder partilhá-lo com quem acredita na química do amor.

Letícia Brito: Imagina a tua vida sem a escrita, como seria?
Sofia Martins: Não conseguiria viver sem escrever.

Letícia Brito: Apenas numa palavra, descreve-te:
Sofia Martins: Corajosa

COMPRAR AQUI


Sinopse

Fragmentos de ti é a alma que fala, o coração que se renova, a saudade que inunda de lágrimas o papel. É o silêncio que grita e chega ao céu. O tempo em forma de palavras que alinho na eternidade.
Fragmentos de ti é sentir sem limites.
Dar sem fronteiras. Chegar sem sair do lugar.
Fragmentos de ti és tu... não importa onde estejas.