Diário de um gato citadino: Calvin Esparguete, publicado este mês pela Dom Quixote, conta-nos a história real do gato Calvin, um bichano que se passeia pelas ruas de Lisboa, conhece novos lugares, novas famílias, vive aventuras hilariantes e regressa sempre a casa para ficar com os donos.

Graças à medalha que carrega ao peito, os donos sabem sempre onde está o Calvin, que por diversas vezes fica com outras famílias, que o acolhem, alimentam, o acarinham e telefonam ao Dono Tomé para o informar que o Calvin está com eles, que o encontraram algures perdido…

Mas, a verdade, é que o Calvin nunca chega a estar realmente perdido, apesar de se envolver em acontecimentos caricatos, e de se afastar de casa por vários meses, chegando ao ponto de viajar de autocarro, o Calvin é um gato verdadeiramente livre. Que leva à letra o que dizem sobre os gatos não serem domesticados, ou sobre, não serem os donos que escolhem o gato, mas vice-versa.

A história é narrada pela voz do próprio Calvin, o que confere à leitura, um maior divertimento e mais fidedignidade. A narrativa, dividida em capítulo curtos, torna a leitura bastante fluída, e envolve-nos. É um livro que nos faz sorrir, gargalhar e rir até chorar devido às peripécias deste gato tão livre, teimoso, curioso e engraçado.

A linguagem da autora, Filomena Lança, é muito direta e sem floreados, com laivos de sarcasmo e humor, visto que a história é narrada pelo ponto de vista do Calvin, simples e enternecedora.

Para todos aqueles que apreciam uma boa leitura nas férias, este é o livro ideal, mas sobretudo, para os amantes destes felinos, este é um livro de leitura obrigatória.

Quem tem a sorte de ter sido escolhido por um gato, irá identificar-se ao longo de toda a narrativa, com os donos do Calvin, e irá identificar o seu próprio amigo bichano com o protagonista desta história.

Eu, que tenho na minha vida, um gato preto de quase cinco quilos, e um ano e meio de vida, cujo nome é Olaf, não resisti a este livro e às aventuras divertidas do Calvin, que são muitas vezes, as aventuras do meu melhor amigo.

Em duas palavras: DIVERTIDO E APAIXONANTE.

Letícia Brito