Em Breve (COMPRAR) é o quarto livro de Morris Gleitzman que segue a história do pequeno Felix durante a Segunda Guerra Mundial, publicado em Portugal pela Fábula.

Fiquei muito satisfeita com este regresso à vida de Felix, este é um personagem que destaco, um menino que lutou e sobreviveu, um menino cuja inocência foi roubada lentamente, mas cuja essência se manteve.

Felix tem agora treze anos e vive no mundo pós-guerra, um mundo bem retratado por Gleitzman, onde a crueldade não tem limites e o perigo está sempre à espreita, contudo a resiliência do nosso protagonista traz a luz à narrativa.

O desenvolvimento e crescimento de Felix é um ponto forte neste enredo e são estes pontos fortes que culminam na maravilhosa história da vida de Felix que, apesar de sofrida, é repleta de esperança.

Nesta nova etapa, Felix já não teme os nazis, mas sim os russos que controlam o mundo devastado pela guerra. Ainda assim, é inevitável sentirmos o medo que o atormenta muitas vezes e que o tornam uma personagem tão real e genuína.

Gleitzman apresenta aos leitores a realidade da Polónia pós-guerra; o sofrimento, a tragédia e o horror. Através de uma linguagem coesa e acessível, e de uma narrativa extremamente bem delineada, o autor transporta-nos para o mundo e para a vida do pequeno Felix. E se por um lado, nos mostra o caos, por outro nos mostra também a bondade que ainda emerge nos corações.

Porém, a pergunta que se impõe é: será que a bondade de Felix é o suficiente para o manter vivo? Felix é um herói que deseja e merece ser recordado, e este livro (e os seus antecedentes) são, sem dúvida, os livros mais bonitos sobre a Segunda Guerra Mundial, e não são apenas para os mais novos, conquistarão também os adultos.