Coronavírus: um vírus assassino, de Igor Prokopenko (COMPRAR AQUI), é uma livro incrível publicado pela Marcador Editora, chancela da Editorial Presença. Publicado em meio à pandemia de COVID-19, este é um livro de leitura obrigatória e que só posso recomendar.

Igor Prokopenko é um famoso jornalista russo e autor de investigações científicas políticas, que se têm popularizado. Com a pandemia, muitas foram as dúvidas que surgiram: será este um vírus desconhecido ou uma arma biológica? Estaremos no limiar de uma pandemia letal? Temos o que é necessário para combater este vírus? Este é um vírus inteligente? Será que usar máscara nos protege? Qual a relação da China com o surgimento do vírus? 

São inúmeras as questões que se levantam perante a pandemia de COVID-19, são inúmeras as teorias que se formulam entre a população. Nada sabemos em concreto, sentimo-nos perdidos, não compreendemos aquilo que estamos a enfrentar, mas isso acabou aqui e agora. 

Este livro é a resposta - ou as respostas - que todos procuramos. Além da quantidade de informação que nos é fornecida, quer sobre este coronavírus em concreto, quer sobre outros vírus que a humanidade já enfrentou e ainda enfrenta diariamente, a investigação de Igor é uma lufada de ar fresco, uma luz no fim do caminho.

Alerta-nos. Ensina-nos. Faz-nos refletir. É um livro que se lê com facilidade, com capítulos curtos e intuitivos, aos quais o leitor se agarra. No final fica a sensação de certeza, de conhecimento e, é claro, a terrível sensação que sentimos quando um livro bom acaba e gostaríamos de sorver mais do seu conteúdo.

Fiquei bastante curiosa com o trabalho do autor, que já pesquisei e espero conhecer melhor em breve. É um livro de poucas páginas, mas completo e muito direto, com uma linguagem simples e acessível a todos os leitores. 

Uma boa leitura para todos.