Os Tempos do Ódio (COMPRAR) é um livro da reconhecida autora, Rosa Montero, que chegou recentemente às livrarias portuguesas pela Porto Editora.

Este é o primeiro livro que leio desta autora e, claro, também o primeiro da personagem Bruna Husky, embora esta seja uma personagem recorrente em obras anteriores.

Apesar de ser o primeiro, consegui ler este livro sem me perder, alguma pesquisa ajudou-me a contextualizar, mas no geral, a informação que a própria autora fornece ao leitor é boa para o elucidar sobre a personagem e o seu percurso até ao presente livro.

O que mais apreciei nesta narrativa foi a construção do ambiente, do mundo onde decorre a história, bem como a ciência que é um dos principais ingredientes desta narrativa.

A autora aborda os problemas políticos, ambientais, sociais, económicos e até pessoais, não se coíbe de nos mostrar uma realidade que tantas vezes ignoramos. Credível e real.

A construção das personagens é um ponto igualmente forte neste livro, a família de Bruna, sobretudo, conquista o leitor. Tão diferentes, complexos, magoados, mas juntos. Unidos, acima de tudo.

A protagonista Bruna é uma detetive pouco sociável, mas com um enorme poder e carácter, que a torna resiliente e lutadora. O coração é, contudo, o seu ponto fraco, mas também o que a torna tão real e próxima do leitor. Os seus sentimentos tão intensos e controversos são gatilhos na alma do leitor, fazem com que queiramos ler mais e mais.

A narrativa de Rosa Montero é fabulosa. É um romance de leitura fácil, com toques de humor, bem desenvolvido, e que denota um enorme cuidado por parte da autora, cuja linguagem me surpreendeu.

A capacidade criativa de Rosa é algo que devo também destacar, a forma como controlou esta narrativa, como a desenvolveu e poliu. Fiquei curiosa com outros títulos da autora que, acredito, serão igualmente fantásticos.

É uma boa leitura e uma boa aposta para esta quarentena.

Uma leitura: