O Armazém (COMPRAR), de Rob Hart foi recentemente publicado em Portugal sob a chancela da Saída de Emergência.
Nesta distopia, num futuro próximo, o mundo é dominado pela Cloud, uma espécie de armazém de vendas a retalho que alimenta o consumismo e controla tudo e todos.
Poderíamos, inclusive, comparar a Cloud à Amazon, e esta comparação torna tudo muito mais assustador, se pararmos para refletir sobre o estado atual do mundo virtual.
Nesta narrativa, quem trabalha no Armazém é monitorizado diariamente, contudo, e apesar de sentir o perigo em cada esquina, a verdade é que os pagamentos se limitam a ser da Cloud, e pouco (ou nada) se sabe para além disto.
Esta história é narrada por três pessoas, Paxton, o novo segurança que viu o seu próprio negócio falir por causa da Cloud, Zinnia que trabalha como agente duplo e Gibson Wells, proprietário da Cloud.
Estes pontos de vista fundem-se e formam uma narrativa intrigante e intensa, marcada por um ritmo bom, que torna a leitura fluída e os capítulos dinâmicos.
As personagens estão bem construídas e soam reais ao leitor, permitindo sentir empatia por elas e gostarmos de as descobrir, compreendendo as suas vidas e as suas motivações.
Foi bastante interessante conhecer mais sobre a Cloud e a sua criação, perceber como uma ideia tão simples se transformou numa presença omnipotente, controlando o mundo à sua volta, mudando vidas.
Esta é uma ótima distopia, com um mundo bem delineado, pejado de pormenores que o tornam fiável e nos fazem acreditar que não é de todo impossível.
A escrita do autor é bastante direta e acessível, denota pesquisa e imensa criatividade, o que a torna extremamente atrativa e fluída.
Este livro foi uma excelente aposta da Saída de Emergência e, com certeza, uma excelente leitura que recomendo.
Uma leitura:
0 Comentários