Segunda-feira (COMPRAR AQUI) é o quinto livro da autora portuguesa Ana Silvestre e chegou este mês às livrarias portuguesas, sob a chancela da Oficina do Livro.

A capa é simples, mas apelativa. Numa primeira impressão transmite ao leitor uma sensação de paz e harmonia e esse sentimento não é muito diferente daquele que sentiremos no decorrer da leitura.

A escrita da autora é muito acessível, direta e concisa, prima pela simplicidade e delicadeza, pela emoção que se impõe a cada virar de página.

Nesta narrativa acompanhamos a protagonista Beatriz, uma mulher que vive um casamento infeliz e cuja mãe está debilitada pelo cancro e lhe resta pouco tempo de vida. É pelos filhos que se vai mantendo ao lado do marido, mas com o estado de saúde da mãe a piorar consideravelmente, a própria aconselha a filha a seguir o seu destino, a procurar a felicidade, e é assim que Beatriz dará uma volta à sua vida.

Paralelamente, temos a história de Margarida, a melhor amiga da protagonista. Esta, por sua vez, vive um casamento feliz, contudo, o reaparecimento do pai do filho poderá abalar talvez as suas estruturas.

As histórias de vida destas mulheres entrelaçam-se, conferindo dinâmica à narrativa e os capítulos curtos fazem com que a leitura flua com facilidade.

Esta é uma história de amor, mas acima de tudo, de amizade. Uma história sobre procurar a felicidade em nós mesmos, antes de a procurarmos nos outros. Uma história sobre o poder da transformação das nossas vidas.

Inspiradora. Simples. Bela. Uma obra que todos deveriam ler.

Uma leitura: