O mundo à beira de um ataque de nervos (COMPRAR AQUI) é o novo livro do autor Matt Haig publicado em Portugal, pela Porto Editora que em 2016 publicou Razões Para Viver, do mesmo autor.

Matt Haig partilha nesta sua nova obra, uma visão simples e direta sobre a nossa sociedade atual, extremamente marcada pela ansiedade, depressão e o stress, a sua experiência pessoal com estes distúrbios do foro psicológico, traduz-se num relato real e numa narrativa que o leitor se sente tentado a devorar.

Através de uma linguagem extremamente acessível e de capítulos curtos, que tornam a leitura bastante fluída, vamos deslindando o mundo em que vivemos pelos olhos de Matt, e compreendendo que apesar de tudo parecer tão mau, a realidade é que o mundo está repleto de coisas boas, gestos de bondade acontecem diariamente, mas, alheios a essas circunstâncias, continuamos a viver acelerados, sem percebermos que a base da vida está, no fundo, na nossa capacidade de simplificar, de filtrar as noticias que nos chegam (maioritamente, trágicas), de nos despojarmos das tecnologias que, in(felizmente) estão a dominar o mundo e, consequentemente, também nos dominam a nós.

O mais interessante nesta obra é que o autor não nos dá fórmulas mágicas, não nos enche com histórias da carochinha, nem romantiza a ansiedade com frases feitas, pelo contrário, o facto do autor se apoiar na sua própria experiência faz com que o leitor se identifique com as suas palavras, compreendendo que não está sozinho e que não está "louco". 

No entanto, num mundo prestes a enlouquecer, é bem provável que também nós enlouqueçamos, o que significa que tem de partir de nós a vontade de mudar. 

Este é um livro de leitura fácil, foi a leitura que me acompanhou no dia de ontem. Um domingo onde tive a oportunidade de me sentar relaxada na varanda, a sorver a energia do espaço que me rodeava, a apreciar a natureza, (sorte a minha que vivo na aldeia e numa rua pacata), e um domingo produtivo, graças ao conteúdo do livro do Matt Haig, ao qual, sem dúvida, me rendi.



Sobre o autor

Matt Haig nasceu em 1975. Foi jornalista e colaborou em diversas publicações, nomeadamente o Guardian, o Sunday Times e o Independent. 
Vários livros seus foram adaptados ao cinema e conquistaram prémios, bem como os elogios da crítica e dos leitores. O seu livro mais recente, A Família Radley, uma história de vampiros, assinala a sua estreia em Portugal.
(fonte: Porto Editora)

Uma leitura: