Chamo-me... Marquês de Pombal de Carlos Rebelo (COMPRAR AQUI) é um dos muitos títulos que integram a coleção "Chamo-me" da Didáctica Editora e foi a leitura escolhida para este mês de maio, mês em que se celebra a vida de Marquês do Pombal.

Considero esta coleção de extrema importância para os mais novos, porque lhes apresenta personalidades reconhecidas e cujas vidas foram marcantes para a nossa história, mas também porque a sua linguagem simples e coesa nos transportam para as vidas destas figuras com facilidade, fazendo-nos conhecê-las, mas sobretudo, fazendo-nos gostar de conhecê-las.

Marquês de Pombal foi uma figura imponente do século XVIII que marcou Lisboa e toda história de um país. O poder que lhe foi conferido, tornou-o numa figura de referência para Portugal, tendo até uma estátua em sua homenagem. 

Foi Marquês de Pombal que reconstruiu Lisboa após o terramoto de 1755, foi Marquês de Pombal que fez reformas no nosso país a nível religioso (tendo expulsado os jesuítas), a nível económico (tendo fundado a Companhia para a Agricultura dos Vinhos do Alto Douro), a nível da educação (tendo modernizado a Universidade de Coimbra e tendo sido responsável pela implantação da Aula de Comércio, tornando-a  assim no primeiro estabelecimento de ensino no mundo a ensinar contabilidade). 

Uns amaram-no, outros odiaram-no. Nunca existiu um meio termo na sua vida e até aos dias de hoje, Marquês de Pombal continua a ser uma figura que causa controversa aos olhos de muitos, mas inegavelmente, importante para a história do nosso país.

Este livro, portanto, apresenta-nos a sua vida e os seus feitos de uma forma sucinta e educativa, que eu recomendo.

Uma leitura: