quarta-feira, 13 de abril de 2016

Ana Ribeiro, a autora do admirável romance Um Amor Inexplicável

Ana Ribeiro
Ana Ribeiro é uma jovem escritora portuguesa, de 28 anos. Vive em Chaves e é licenciada em Análises Clínicas e Saúde Pública; está de momento sem exercer e aproveitou para dedicar-se à escrita a tempo inteiro. Escreve praticamente todos os dias. Gosta de viajar, de ouvir música, de ler, de contactar com animais e claro escrever.
Autora de duas obras, a primeira editada em Março de 2011, Diário de uma vida; uma obra de poesia. E a segunda, editada em Junho de 2015, Um amor inexplicável; o seu romance de estreia que conta a luta de um jovem contra o cancro.

Desde pequena que a autora gostava de escrever, e descobriu este gosto com a escrita de vários diários. Era uma pessoa tímida e reservada e isso ajudava-a a comunicar com os outros. O facto de gostar de ler também ajudou a intensificar o seu gosto pela escrita, ganhou alguns prémios com a participação em desafios propostos pelo Clube Caminho Fantástico da Editorial Caminho. Em 2009, no 3º ano do seu curso, escreveu alguns poemas e foi incentivada por um amigo a compilá-los em livro. Nos meses que se seguiram, ponderou aquela ideia e embora, lançar um livro aos 22 anos fosse para a autora, algo fora do vulgar, prosseguiu. "Apesar das dúvidas que aquela ideia fez surgir em mim, nos meses que se seguiram pensei bastante nela. E cheguei à conclusão que era algo que eu queria muito experimentar porque adorava escrever e lançar um livro aos 22 anos era para mim uma coisa fora do vulgar; por isso, perto do final desse ano decidi arriscar e enviar alguns daqueles textos para editoras."

A escrita mudou sobretudo a maneira como a Ana se relacionava com os outros. “Ser escritor implica enfrentar públicos e a timidez é um obstáculo difícil de gerir e muitas vezes de ultrapassar, porque por muita experiência que possamos ter, o medo da reação dos outros às nossas palavras vai existir sempre. Ser escritor é estar constantemente a pôr-se si próprio e ao seu trabalho à prova.”

Os temas que aborda essencialmente, no que escreve, são o amor e a amizade. Mas também gosta de escrever sobre outros temas como por exemplo: a saudade ou o sentimento de perda e temas da atualidade: desemprego, violência doméstica, entre outros.

Diário de Uma Vida

✍ Publicou o primeiro livro, Diário de uma vida, em 2011. Um livro de poemas simples e acessíveis. O segundo livro, foi publicado em 2015, estreou-se na publicação de um romance. O livro chama-se Um Amor Inexplicável e aborda a temática do cancro, contando a história de um jovem que vai batalhar contra o cancro.

Um Amor Inexplicável
Está a preparar a próxima obra, bastante diferente da anterior: menos dramática, que se foca na amizade. “De que forma é que as diferenças que muitas vezes podem separar as pessoas, as podem unir de uma maneira irrepreensível? Esta será a grande questão da história. As personagens são a Ana e o Miguel, que vão conhecer-se na infância, numas férias de Verão. São duas crianças muito diferentes, que vivem vidas opostas; mas aquilo que vão aprender juntos naquelas férias, as lições de vida e aprendizagens que vão fazer vão permitir que criem uma ligação tão forte e cúmplice que os irá acompanhar o resto da vida. O livro vai ser dividido em três fases: a infância, depois a adolescência e por fim a fase adulta. É uma história especial, acho que todos os escritores têm uma história que escreveram que é mais especial que as outras. Esta é a minha, foi a primeira história que escrevi depois da edição do meu primeiro livro, trabalhei nele cerca de 4 anos, ainda não a tinha publicado em papel porque era muito extensa e precisava de muitas melhorias e arranjos, tenho-me dedicado a isso este ano.”

Enquanto escritora, pretende continuar a desafiar-se, a transpor os seus limites e a escrever muito mais e melhor. Quer experimentar novos estilos de escrita e tocar cada vez mais pessoas.

















2 comentários:

  1. espero um dia poder ter a oportunidade de ler um livro dela :) este ultimo tem-me deixado com alguma curiosidade

    ResponderEliminar

2018 ® Letícia Brito. Com tecnologia do Blogger.