COMPRAR AQUI

A autora apresenta-nos A Ilha, uma obra publicada sob a chancela da editora MARCADOR. A Ilha é a história de amor que tem como pano de fundo a ilha da Berlenga e que se foca na relação - mágica, é de ressaltar - de Giovana e Leonardo. 


Giovana é jovem e o único dono do seu coração é a ilha da Berlenga onde dá aulas de mergulho. Dividida entre o amor à ilha e a proposta dos pais de regressar ao estrangeiro, conhece Leonardo, que "magicamente" a resgata das ondas do mar revolto. Um homem com cerca de cinquenta anos, consumido pela depressão, depois de ter visto o final do casamento de longos anos. Destacado para trabalhar no farol Duque de Bragança, -o como refúgio da sua vida sofrida, e uma forma de alimentar ainda mais a tristeza que o vai consumindo. 

Toda a trama desenrola-se no amor que estas duas personagens vão construindo, um amor mágico, quase improvável, capaz de ultrapassar todos os preconceitos - sobretudo, o da diferença de idades dos protagonistas. A par do romance, vamos conhecendo, pela perspectiva da própria autora, a ilha da Berlenga, e é notável - deixo aqui, inclusive, os meus parabéns à autora - o trabalho de pesquisa da Ana, sobre a ilha da Berlenga, os seus costumes, os seus habitantes, o modo de vida de quem nela habita e da própria ilha em si. 

Anotei este lugar tão mágico, como um dos locais a visitar nas próximas férias, assim espero.

O livro é escrito num registo muito diferente daquele a que estou habituada, a narrativa é alternada entre capítulos na primeira e na terceira pessoa, bem como, pelo ponto de vista de cada um dos protagonistas, o que torna a história interessante. No entanto, esse foi provavelmente o motivo pelo qual levei mais tempo a terminar de ler esta obra, porque a mesma requer tempo e bastante atenção aos detalhes, para que não percamos o fio à meada.

Recomendo a obra, não apenas pela sua história, mas porque é de uma autora portuguesa, e é bom que valorizemos a nossa literatura!

Letícia Brito